top of page

AMA Brasil, FECAP e JCI Brasil-Japão completam 3 anos da revitalização e TCM do Largo da Pólvora

Revitalização do Largo da Pólvora (matéria de junho de 2018 re-publicada na íntegra)


A cargo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, da JCI Brasil – Japão, e da Greenline Latina América (AMA Brasil), em comemoração aos 40 anos da inauguração do Largo da Pólvora, o espaço passou por obras de revitalização do lago e a implantação de novo paisagismo, a um custo de R$ 257 mil, sem ônus para o município. O largo ficará sob os cuidados das empresas por 36 meses.


As árvores e arbustos presentes no espaço foram preservados e outras espécies nativas da nossa flora e do Japão plantadas, como grama preta, moreias, marantas, ixora mini japonesa e outras. Além disso, como o local conta com um jardim contemplativo, foram instalados oito bancos que não existiam no projeto original, além de 53 placas de sinalização para o público.


“a recuperação de espaços de convivência como o Largo da Pólvora resgata os melhores sentimentos de harmonização e equilíbrio social e cultural para os moradores e visitantes da cidade de São Paulo - Hermann Palmeira, presidente da AMA Brasil e da Greenline Latam”

Foi feita aplicação de concreto nos lagos para preenchimento das fissuras existentes, para posterior aplicação de material impermeabilizante. Os lagos também receberam pintura especial atóxica.


No sistema de filtragem da água foram instalados filtros biológicos, mecânicos, químicos e sistema ultravioleta para garantir a qualidade da água para assegurar a saúde das carpas Koi. O sistema hidráulico da cascata existente num dos lagos foi recuperado.

As estruturas metálicas das pontes receberam pintura especial e o piso foi nivelado, tornando o local acessível, sem degraus e desníveis. Para ampliar a segurança, foi feita a recomposição da iluminação nos monumentos com refletores. Os cooperantes deverão ainda manter um vigilante noturno no local.


“A participação da FECAP no Projeto de Revitalização do Largo da Pólvora é mais uma demonstração da nossa gratidão para com a comunidade japonesa, que sempre nos confiou a formação de gerações de japoneses, nikkeis e seus descendentes”, destaca o Prof. Dr. Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap.


A presidente da JCI Brasil – Japão, Patrícia Murakami, ressalta que este projeto é uma grande conquista que envolveu governo, sociedade civil e entidades privadas. “A praça é devolvida restaurada, dando espaço para educação ambiental, e consequente redução da criminalidade no local e manutenção do bem-estar da população que vive no seu entorno”.


Segundo Hermann Palmeira, diretor presidente da Greenline Latina América e da AMA Brasil, “a recuperação de espaços de convivência como o Largo da Pólvora resgata os melhores sentimentos de harmonização e equilíbrio social e cultural para os moradores e visitantes da cidade de São Paulo”.




Website do Largo da Pólvora


Por iniciativa dos cooperantes da revitalização do Largo da Pólvora, foi criado o website próprio para divulgar os temas deste espaço, e podem ser visualizados através do endereço www.largodapolvora.com.br


Encerramento ou renovação do termo de cooperação


O termo de cooperação entre as partes tem término do período de 3 anos em junho de 2021, e até a data do seu encerramento será decidido entre os cooperantes e a Prefeitura Municipal de São Paulo se haverá a sua renovação ou se ocorrerá o encerramento do compromisso de manutenção e cuidado com esse espaço público.

0 visualização0 comentário
bottom of page